VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE e II SCEB
VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - ENEBIO
VIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE ENSINO DE BIOLOGIA - EREBIO-NE
II SIMPÓSIO CEARENSE DE ENSINO DE BIOLOGIA - SCEB

Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia

Cursos Online

Cursos Online

Os cursos são GRATUITOS e serão realizados nos dias 20, 22, 27 e 29 de Outubro, sempre das 16h00 às 18h00, com certificados individuais (2h) para cada módulo. A inscrição e participação deverá ocorrer por meio do site/área do participante do ENEBIO!

Confira os Cursos, dias e Ementas:

Curso 01: Diversidade de gênero e sexualidade no Ensino de Biologia: os materiais didáticos em foco.
Dia 20 de outubro (Terça-feira), das 16h00 às 18h00


Debatedores: Felipe Bastos (UFJF); Mônica Waldhelm (CEFET/RJ) e Paola Gonçalves (UNIRIO)
Mediação: Lucia Pralon (UNIRIO/ SBEnBio- Regional 2); Rodrigo Borba (UEMG)

Ementa: Ementa: Identidade de gênero, orientação sexual e sexo biológico nas aulas de Ciências e Biologia. O trabalho docente diante de temas sensíveis relacionados à educação sexual, suas dimensões socioculturais e atravessamentos históricos. Diversidade de gênero em livros didáticos e em outros materiais escolares. Pistas para a construção de práticas educacionais a favor da valorização da diferença, para a promoção dos Direitos Humanos e contra discursos discriminatórios e posturas preconceituosas.

--

Curso 02: Currículo e Direitos Humanos: o que nos conta a História das Disciplinas Escolares Ciências e Biologia?
Dia 22 de outubro (Quinta-feira), das 16h00 às 18h00


Debatedores: Marcia Serra Ferreira (UFRJ); André Vitor F. dos Santos (FUP-UnB)
Mediação: Cecília Oliveira (FFP-UERJ/ SBEnBio-Regional 2); Juliana Marsico (UFRJ/ SBEnBio-Regional  2)

Ementa: O curso abordará a temática dos Direitos Humanos sob a lente da História do Currículo e das Disciplinas Escolares. Nele, convidamos a pensar de que forma a história das disciplinas escolares Ciências e Biologia é atravessada pela noção de Direitos Humanos. Como, para dar alguns exemplos, temáticas como as de justiça e educação ambiental, questões de gênero e sexualidade, educação em saúde, questões étnicas e raciais emergem nos currículos dessas disciplinas na relação com os Direitos Humanos. Nesse contexto, também a noção de qualidade na educação que figura nos textos curriculares oficiais será problematizada em seu atravessamento pela noção de Direitos Humanos, de cosmopolitismo, de universalização da educação e educação para todos.

--

Curso 03: Laicidade, criacionismo, anticientificismo: entrelaçamentos e consequências no ensino de biologia
Dia 27 de outubro (Terça-feira), das 16h00 às 18h00


Debatedores: Alessandra Guida dos Santos (SME/RJ e SEEDUC/RJ); Cristiana Rosa Valença (CEFET-Rio/ SBEnBio-Regional 2); Luís Fernado Marques Dorvillé (FFP-UERJ);
Mediação: Pedro Teixeira (PUC-Rio/ SBEnBio-Regional 2)

Ementa: O Ensino de Biologia tem enfrentado desafios: alguns antigos, outros novos. Temas historicamente desafiadores, como a teoria da evolução, encontra em seu processo de ensino e aprendizagem as concepções criacionistas de estudantes, e professores. O mesmo ocorre com as discussões de gênero e sexualidade que têm chegado às salas de aula mais recentemente. A laicidade na educação é um pilar imprescindível da educação democrática e baseada nos direitos humanos, na medida em que garantiria uma educação livre de mordaças. Especialmente nesses tempos em que há o avanço de um projeto reacionário na sociedade e na educação, onde movimentos e visões anticiência vêm ganhando espaço, debater sobre essas questões e seus reflexos no Ensino de Biologia, que agora adentra os lares na modalidade remota, é uma demanda incontornável.

--

Curso 04: Educação Ambiental: perspectivas e olhares em diálogo
Dia 29 de outubro (Quinta-feira), das 16h00 às 18h00


Debatedores: Suzani Cassiani (UFSC); Emmanuel Almada (UEMG); Jacqueline Girão (UFRJ/ SBEnBio – Regional 2); Maína Bertagna (UFF/ SBEnBio-Regional 2)

Ementa: Educação ambiental na escola e na formação docente. Contribuições dos estudos bioculturais para a construção de uma educação ambiental que se baseie nos saberes e histórias construídas pelas alianças entre humanos e não humanos. Efeitos de Colonialidade e caminhos da Decolonialidade para (re)pensar uma educação ambiental, científica e tecnológica que se oponha ao racismo, à homofobia e ao patriarcado. Consumo, agroecologia e justiça ambiental: elementos para uma educação e uma formação ecossocialista.



--

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
 
  • Os cursos são totalmente gratuitos!
  • Formulário para Cadastro: http://www.enebio.com.br/form-inscricao.php >> Ao finalizar você será direcionado a área do curso onde deverá se inscrever!
  • Os cursos ocorrerão de forma individual com certificado de 02 horas, cada.
  • Para que o participante possa ter acesso ao curso e certificação, ele deve estar cadastrado no ENEBIO (ou cadastrar-se via formulário de inscrição (http://www.enebio.com.br/form-inscricao.php) - Este cadastro  e o acesso pelo curso via área do participante é necessário para que os certificados possam ser gerados! Lembramos que não há nenhuma obrigatoriedade de pagamento visto que os Cursos são gratuitos!
  • O cadastro no ENEBIO por meio do formulário de inscrição deve ser realizado uma única vez, nos próximos acessos para os encontros, o participante deve acessar a área do participante com e-mail e CPF (por meio do site www.enebio.com.br) em seguida, na área reservada ao curso, clicar em “Clique e inscreva-se”. No dia marcado, o participante deve acessar por meio do site/área do participante e aguardar o início do curso que ocorrerá sempre às 16h00 (Os encontros ocorrerão nas terças e quintas-feiras com início em 20/10 e finalização em 29/10).
  • As inscrições nos encontros do curso estarão abertas até o dia de ocorrência do mesmo!
  • Para certificação o curso deverá ser acessado via área do participante do ENEBIO!
  • A certificação ocorrerá ao final de cada curso, e será liberada aos que se inscreverem e acessarem o curso via site/área do participante do ENEBIO!
  • Em caso de dúvidas, dispomos de vários canais de atendimento:  E-mail (contato@enebio.com.br), Chat (via site do evento) e pelas redes sociais.

 

VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - ENEBIO, VIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE ENSINO DE BIOLOGIA - EREBIO-NE e II SIMPÓSIO CEARENSE DE ENSINO DE BIOLOGIA - SCEB

Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia

SBEnBIO Facebook Instagram YouTube